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6 PILARES QUE FORTALECEM O RELACIONAMENTO COM SEU CLIENTE

Em tempos de pandemia, sabemos que o digital ficou ainda mais relevante no contato entre marcas e consumidores. As empresas que já atuavam e mantinham contato com os clientes no ambiente online saíram na frente. As que tinham projetos para pôr em prática precisaram acelerar o passo e colocar tudo para funcionar o quanto antes. Já as que não davam grande importância ao canal ficaram para trás e agora estão correndo para compensar os prejuízos. Mas como obter sucesso e ganhar relevância no meio digital se todas as empresas estão disputando o mesmo espaço?

1. Empresa é feita de gente, e gente erra!

Isso acontece com todo mundo, com a sua empresa, com a do seu concorrente, com o seu funcionário. A pergunta é: o que deve ser feito quando o erro acontece. A resposta, é: o foco está sempre na solução, e isso vai justificar os meios, ou seja: perde a venda (o lucro) mas não perde o cliente!

2. Crie uma cultura de sucesso do cliente.

O organograma é simples, porém, complexo: Planejamento, Prospecção, Abordagem, Levantamento de necessidades, objeção/negociação e pós- venda.

3. Percebeu que vai dar problema, avise o cliente!

Pode parecer óbvio, mas muitos esperam estourar. Avise antes! Nada é mais forte para fidelizar um cliente do que trabalhar a verdade.

4. Problema de amigo já é ruim, imagina de quem não é!

Gestão A, B, C dos clientes por faturamento. Onde está o diferencial? Na gestão de atividades, ou seja, se aproxime dos clientes A, cuide deles, dê atenção e seja próximo dos seus clientes, impreterivelmente, dos que mais compram de você, o cliente A!

5. Prospecção constante.  

A prospecção não pode ser só na hora do desespero ou, quando na noite pro dia, você perde aquele cliente que representa 30% do seu faturamento. A venda não pode parar.  Entenda, só vai entrar cliente no final do funil, se entrar cliente na boca do funil, simples assim.

6. Liderança aparece AGORA!

Quando um problema com seu cliente aparece, ou você procura um esconderijo e espera passar, ou encara e resolve. Não esqueça, se o gestor chora, a empresa chora. Ganhe o respeito da sua equipe, os ausentes não têm razão. É nesse momento que a liderança aparece, esse é o papel do líder, esse é o papel do empreendedor.

A jornada do marketing atual é estruturada nesses cincos pilares: descobrir, experimentar, comprar, usar e renovar. A descoberta do produto, hoje, acontece no meio digital. Se a sua marca quer ser descoberta, ela precisa estar on-line, hoje mais do que nunca.

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