É fato que apenas enaltecer os atributos de seu serviço e/ou produto não garante uma venda. Por esse motivo, quem trabalha com vendas está reconhecendo o poder da experiência do cliente no aumento de receita. Afinal, ela pode proporcionar diversos benefícios ao seu negócio, como:
● Aumento da fidelidade;
● Redução de custos operacionais;
● Crescimento a longo prazo.
Para isso, mapear a jornada do seu cliente possibilita que você visualize os processos, necessidades e percepções dele no período em que existe o relacionamento com a marca.
Identificar problemas e oportunidades e melhorar a experiência com o cliente é primordial para obter sucesso nos negócios. Mas a questão é: como fazer melhorar a experiência com cliente?
Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada empreendedora e fazer com que você entregue uma experiência que valorize e te destaque nesse mercado tão globalizado.
5 dicas de como tornar a experiência com cliente eficiente
1. Capacitação
Estar bem capacitado e entender muito bem do produto/serviço que você está ofertando é fundamental em uma negociação. Se não houver preparo e expertise, pode ser que ocorra problemas em que não possa ser tratado de imediato e o cliente acaba se frustrando. Logo, quando existe capacitação, existe cliente satisfeito.
Se você está no mercado da beleza, por exemplo, você pode participar das imersões que o EM Space proporciona, além de poder usufruir ao máximo do conteúdo gratuito disponível em nosso blog.
2. Valorize as ideias
Funcionários mais engajados estão mais dispostos a ajudar os clientes. Dessa forma, num processo de compra o cliente consegue perceber as expectativas e humor que são comunicadas por meio da disposição e valorização de quem os atende.
Assim, além de você se capacitar, como foi dito anteriormente, é importantíssimo que você valorize as capacidades de quem está somando junto com você no seu negócio. Esteja sempre motivando e incentivando sua equipe para que eles possam ser ótimos porta-vozes da sua marca.
3. Inovação
A Inteligência Artificial surge como forma de otimizar e facilitar a vida dos clientes por meio de criatividade e tecnologia, implementar chatbots disponíveis aos clientes 24 horas por dia otimiza o tempo de insights além de abrir novos níveis de personalização e serviço. Os melhores chatbots para usar são: Leadster, Octadesk, Drift, Landbot, JivoChat e Zendesk.
4. Mentalidade Omnicanal
Não é sobre manter uma comunicação em diferentes dispositivos, mas sim entender que os clientes utilizam uma variedade de canais off e on para se conectar com as marcas. Por isso, faz-se necessário adotar o omnichannel, na qual se trata de uma abordagem que envolva todas as formas possíveis de interação com o cliente e ofereça uma solução
integrada.
5. Personalize
De acordo com a Accenture, 81% dos consumidores querem que as empresas o compreendam e saibam quando abordá-lo. Quando você personaliza a comunicação com seu cliente, adaptada com o contexto do seu cliente, você cria um vínculo e fortalece a relação entre marca e consumidor.
Quando recebemos um e-mail com cupons de descontos e recomendações de produtos ou até mesmo conseguimos alterar o conteúdo visto em seu perfil, você usou da personalização. Interações personalizadas são propícias a fechar mais vendas.
Uma ótima forma de personalizar a experiência com seu cliente hoje é permitir que ele participe do processo, afinal, não tem erro em ouvir do próprio cliente os comentários positivos e construtivos que podem te ajudar.
Seja a solução!
Agora que você já tem as dicas para melhorar a experiência com o seu cliente, está na hora de pôr em prática todas as suas habilidades.
Esteja acompanhando o desempenho da sua equipe e participando de toda essa jornada, pois ela é importantíssima e vai agregar muito para seu consumidor.