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Follow Up: Você sabe o que é? Descubra o segredo para vender mais!

Follow-up de vendas não é algo do dia para noite e sim um processo gradual com práticas que ajudam a fidelizar seus potenciais clientes. Isso pois, se trata de criar um bom relacionamento próximo aos seus clientes que cative e entregue valor para assim, convertê-lo.

O termo Follow-up que traduzido do inglês corresponde a fazer acompanhamento reflete em seu conceito no ramo das vendas como acompanhar as ações de seus clientes para agir no momento certo, sendo uma estratégia importantíssima para quem busca fidelizar seus clientes.

Como o Follow Up pode beneficiar seu relacionamento com o cliente?

Adotar uma estratégia de acompanhamento faz com que seu negócio obtenha um diferencial competitivo além de aumentar a lucratividade da empresa. As vantagens de ter bem definido o follow up de vendas do seu negócio é:

● Aumento da satisfação dos clientes e da confiança;
● Insights para ideias inovadores a partir das dores do público;
● Aumento do faturamento;
● Aperfeiçoar o serviço oferecido.

Como fazer o follow up de vendas?

A jornada do cliente corresponde às etapas de pré-venda, venda e pós-venda e para criar uma estratégia eficiente é necessário cumprir determinadas tarefas. Veja os passos das boas práticas para fazer o follow up do seu negócio e vender mais:

Pesquisa


Nessa etapa, é necessário que você colete todas as informações necessárias do seu contato para que você consiga adequar uma comunicação efetiva no canal em que ele quer ser atendido.

Você pode, por exemplo, perguntar qual a forma preferida dele para você entrar em contato. Ainda, com um compilado de informações você já consegue identificar quais leads podem se tornar clientes e quais não, evitando-a perda de tempo.

É importante falar a linguagem do seu cliente por isso, você deve entender onde ele está para assim personalizar a comunicação, além de compreender suas necessidades e suas dores. Afinal, se você não conhece a realidade dele, como você pretende ajudá-los?

A partir disso, faça uma previsão de quando entrar em contato com ele novamente, perguntando dia e horário melhor para conversar e respeite os horários para não ser inconveniente. Conforme você for conversando e conhecendo mais seu potencial cliente, a comunicação vai se tornando mais natural e proveitosa e é nesse processo que você precisa mostrar que o seu objetivo é o sucesso do cliente.

Invista em conteúdos ricos

Durante o processo do follow up de vendas busque investir em Marketing de Conteúdo, como e-books, cases, postagens de blogs entre outros e compartilhá-lo dura nte o contato. Além de ser uma abordagem didática, contribui para que o cliente se sinta valorizado e tire suas dúvidas por meio do material, com soluções que podem ajudá-lo.

Confira alguns softwares de gestão para o seu salão de beleza

Existem alguns programas que podem facilitar a sua vida na hora de administrar seu negócio:


Beauty Date: possui recursos para otimizar seu atendimento. Através dele você consegue enviar lembretes via SMS para as clientes ajudando na diminuição da taxa de não comparecimento.


Salão.me: Suas clientes podem baixar o app no celular e assim realizar os agendamentos tudo por meio do próprio aplicativo, além de concluírem o pagamento online. É um aplicativo que fica alinhado com sua agenda e assim ajuda a evitar atrasos e fazer com que você perca seu horário precioso.


BuzzLead: Essa plataforma conta com a ajuda especial de um especialista, onde vai te ajudar a criar estratégias de indicação do seu negócio, fazendo com que mais pessoas te conheçam. Todos os dados coletados pela ferramenta monitora até o fechamento do serviço com sua nova cliente.


Bellashot: É um software perfeito para quem está começando no ramo agora. Afinal, por meio dele é possível atrair novos clientes e divulgar o trabalho por meio de fotos, tutoriais e até artigos da área.


Pipefy: Mantém os processos mais organizados e torna a sua rotina mais produtiva. Por meio dessa ferramenta será possível executar planilhas, formulários e solicitações por e-mail.

Quando abandonar o follow-up?

Mesmo que de início o potencial cliente não realize nenhuma compra ou feche um serviço, o follow up de vendas consiste em manter o contato. Entretanto, é necessário saber quando deixar de fazer o acompanhamento. Afinal, mesmo que ele não seja seu potencial cliente agora, se você for insistente pode acabar afastando esse contato para sempre. Assim, fique atento para quando:


O contato disser que não vai comprar de você — não são todos que vão fechar negócio por diversos motivos e é importante respeitar sua decisão.

Ele deixar claro que não quer continuar o contato — nesse caso, não faz o menor sentido continuar sendo abordado por você se ele realmente deixou claro que não quer manter o contato. Liste-o para evitar desperdício de tempo e energia.

Como anda o follow-up da sua marca? Quando alguém decide adentrar nesse universo do mercado da beleza, acaba surgindo vários receios e medos quanto a prospecção do cliente ideal, não é? Por isso, com essas dicas, você será capaz de aprimorar suas habilidades com seu público.


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