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Inteligência competitiva: Como aplicar no seu negócio!

Hoje em dia todo mundo com um negócio procura se destacar de alguma forma. As empresas estão cada dia mais buscando maneiras de inovar no seu produto ou serviço, ansiando pela maior participação no mercado e maior visibilidade.

Em um cenário onde os concorrentes crescem a todo instante, é interessante conhecer o termo: inteligência competitiva.

Afinal, é assim que marcas conseguem se sobressair e dar seu nome no mercado. Enquanto alguns julgam estar em um mercado saturado, outros buscam usar ações estratégias e reunir conhecimento para criar ou inovar em produtos e serviços.

O que é inteligência competitiva?

A inteligência competitiva é um processo de pesquisa e coleta de informações a respeito do mercado e concorrentes onde sua empresa está inserida, de modo a organizar a estratégia de negócios.

É a partir da Inteligência competitiva que você conseguirá reunir informações de diversas fontes para as tomadas de decisões estratégicas. Assim, é possível se manter competitiva no setor com mais confiança.

Afinal, quem não quer sempre ter vantagem e estar sempre à frente da concorrência?

Por que é importante a inteligência competitiva?

Saber o que a concorrência está fazendo e prever possíveis movimentos, é importante para sua marca estudar a melhor forma de agir e também repensar seu posicionamento no mercado. Portanto, quando se tem um conjunto de informações de seus concorrentes, permite que você consiga fazer escolhas mais sábias e evitar ameaças que te deixem vulnerável.

Conheça fontes de inteligência competitiva:

  • Feiras e conferências;
  • Fornecedores;
  • Clientes — Faça pesquisas sobre seus hábitos de compra;
  • Relatórios do mercado;
  • Mídia social — acompanhe as notícias do seu ramo;
  • Comunicação dos concorrentes — Em que mais se destacam?
  • Ferramenta de inteligência competitiva — obter dados e poder analisá-los.

Mas como aplicar a inteligência competitiva?

É moroso, afinal coletar dados não é algo fácil, uma vez que exige muita análise. Por isso existem muitos profissionais que exercem esse papel de encontrar e analisar os dados. Entretanto, se no momento não é algo viável para você, é possível colher dados a partir das fontes citadas anteriormente.

Estar em ambientes onde sua concorrência está é importante para realizar uma análise ótica de como eles se comportam, o que mais chamam a atenção deles e de que forma eles se destacam. Sobretudo, fazer pesquisas com seus clientes ajudam na performance da sua empresa e colabora positivamente para a coleta de dados da concorrência, basta fazer perguntas estratégicas que façam sentido para sua marca.

Aprendendo com erros e acertos

Inteligência competitiva é uma vantagem que ajudará sua empresa a pular de nível, seja ela pequena ou não. Quem busca utilizar sabiamente a inteligência competitiva tem maior capacidade de implementar mudanças com maior eficácia e tornar o olhar sobre a empresa algo surpreendente e visionário.

Comece a rever e alinhar o que sua concorrência está fazendo e identifique as oportunidades que estão à sua frente.

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