Uma das estratégias de negócio que você precisa priorizar é a fidelização de clientes. Afinal, são eles que movimentam a sua marca e contribuem para a reputação da empresa. Pense que fidelizar clientes não é reter o cliente para concluir uma venda, mas tornar a experiência do pós-venda o mais inesquecível.
Mas nem todo mundo sabe como gerar experiências únicas, principalmente se está introduzindo agora no mundo dos negócios. No entanto, não é dom, é uma arte que você pode começar a testar e analisar se dá certo.
Pensando nisso, separamos algumas técnicas para fidelizar clientes que podem te ajudar.
Confira.
Atendimento personalizado
Oferecer um atendimento humanizado que supere as expectativas do consumidor é um
objetivo de quase toda empresa. Esqueça isso de colocar um robô para fazer a primeira
abordagem do seu cliente. Lembre-se de ter sempre em mente a persona do seu negócio
para saber exatamente como conversar com ela.
Monitore o comportamento do seu consumidor
É muito importante reconhecer as dores e necessidades do seu cliente, e se você não
pergunta, precisa acompanhar e identificar essas tendências de alguma forma. Muitas
empresas fazem pesquisas ou enviam formulários no pós-venda para avaliar como foi o
atendimento.
Demonstre sempre ser uma empresa acolhedora e disposta a ouvir todas as sugestões.
Empatia no universo dos negócios é fundamental para garantir um cliente fiel, afinal, muita das vezes ele só quer ser ouvido.
Experiência de compra
A experiência de compra faz parte da jornada do cliente e é uma das mais importantes. Se
você deseja que ele sempre retorne para seu negócio, tenha ciência de que será preciso
proporcionar uma experiência memorável.
Dessa forma, surpreenda ele e dê motivação para que ele te deseje ainda mais. O ideal é
que a sua equipe esteja sempre alinhada com o mesmo propósito, não treine ela para
vender, treine ela para realizar sonhos.
Dicas para a experiência de compras:
● Simplifique a jornada do usuário (principalmente se for um negócio online);
● Capriche na entrega do produto ou serviço, seja no unboxing ou então um brinde
que agregue a vida do seu cliente (Pessoas amam ser presenteadas);
● Crie promoções atrativas (Se atente sempre ao perfil do seu consumidor);
● Tenha pagamento facilitado;
● Humanize ao máximo a experiência!
Diversifique os canais de vendas
Se você não está nas redes sociais então é mais difícil de ser lembrado. Atualmente, as
pessoas gostam de informações rápidas e sempre à disposição. Quando uma empresa está
apenas em um lugar, fica mais difícil fidelizar esse cliente.
Portanto, atenda também nas redes sociais e facilite a compra no estabelecimento. Quem
decide o melhor lugar para ser atendido é o seu cliente.
Entregue valor real ao seu cliente!
Provavelmente você já deve ter pensado “como vou ter um diferencial se existem x pessoas
que fazem a mesma coisa que eu?”. Nesse momento, ao invés de ficar questionando,
comece a observar a concorrência com outra ótica e a se pergunta “De que forma consigo
ser melhor?”.
A partir daí você vai conseguir explorar esse diferencial e se destacar quando o cliente
chegar até você.
Crie programa de fidelidade
Claro que não poderia faltar a estratégia que mais atrai e fideliza. Os programas de
fidelidade quando bem pensados conseguem proporcionar uma experiência ainda mais
única. Você pode escolher trocar o tanto de vezes que a pessoa fechou um serviço com
você por: descontos, brindes ou outro tipo de recompensa.
Qual a importância de fidelizar clientes?
● Clientes satisfeitos sempre gera crescimento para a empresa/
● Buzz Marketing, uma vez que, seus clientes fazem marketing espontâneo do seu
negócio de tão bom que é;
● Melhor competitividade no mercado
● Aumenta a retenção de novos clientes
Sobretudo, saiba que conhecer e colocar seus clientes sempre em primeiro lugar é uma
abordagem muito positiva do seu negócio.
Invista em marketing de relacionamento, esteja sempre atualizado no setor em que atua e
pense sempre em como superar as expectativas do cliente. Investir no sucesso do seu
cliente não é mais entregar um atendimento de qualidade, mas sim agradá-los de todas as
formas possíveis, seja antes, durante ou no pós-venda.