Saber onde sua empresa está é muito importante, porém mais que isso é saber onde estão seus concorrentes e o que eles andam fazendo. Já parou para prestar atenção nas estratégias da sua concorrência?
De nada adianta investir em diversos setores do seu negócio e esquecer quem são seus concorrentes. No mundo dos negócios, quem é perspicaz e ousado se destaca e quem se destaca é porque soube perfeitamente como aplicar as estratégias que superam a concorrência.
De olho no mercado: Por que se destacar é tão importante?
Algumas pessoas simplesmente preferem abdicar da função de observar os concorrentes, pensam que é uma perda de tempo e que é melhor focar unicamente no seu próprio negócio do que investir energia analisando os outros.
Porém, saiba que quando você é uma empresa que se destaca, isso revela que o mercado é conhecido por você. Além disso, o fato de fazer observações de quem também está na mesma área, te ajuda a pensar em soluções positivas para o negócio.
Confira algumas estratégias para você se destacar em meio a concorrência:
Conheça seus concorrentes e os análise
Provavelmente em algum momento quando você estava desenvolvendo a empresa você conferiu quem estava no mesmo ramo, certo? Entretanto, é preciso mais que dar uma olhada, é necessário conhecer quem realmente são e analisá-los para saber como eles são vistos e o que você pode extrair de valioso a partir disso.
Saiba quem é seu público
O target é o termo que se utiliza para designar “público-alvo” é muito importante você saber quem é seu público para focar na estratégia certa. Portanto, se você ainda não conseguiu definir quem você realmente deseja atingir, faça algumas perguntas básicas, como:
● Qual o gênero do seu público?
● Qual a faixa etária?
● Como você quer que ele consuma seus produtos?
● Onde ele se encontra?
● Quais os interesses?
Sabendo com quem sua marca está conversando vai te ajudar a não tratá-la de maneira aleatória, fazendo com que o sucesso esteja cada vez mais alcançável.
Agregue valor ao produto
Uma forma que muitas empresas usam para se destacar é por meio da valorização que elas dão ao produto ou ao serviço que prestam.
Já foi atendido em algum lugar e você recebeu balinhas com a logomarca da empresa? Isso causa uma impressão muito positiva para o cliente.
Outras opções que você pode atribuir em seu negócio:
● Envie brindes;
● Invista na embalagem;
● Faça ações de marca sazonais;
● Tenha um clube de vantagens.
Reconheça seus pontos fortes
Se você estiver muito familiarizado com o modelo de negócio, é provável que já tenha escutado sobre a análise SWOT. Essa ferramenta de planejamento estratégico permite que você analise diferentes cenários e te dê embasamento para as tomadas de decisões.
Reconhecendo seus pontos fortes vai te dar um impulso para pensar em oportunidades que te destaquem da concorrência.
Qual o mercado em que você está? Domine-o
Analisar o mercado é imprescindível, como já foi dito anteriormente. Sabendo onde você está e reconhecendo as necessidades, será a chance de você reunir todas as informações a respeito do segmento, público e tornar seu negócio sustentável e escalável.
Toda conquista precisa ser reconhecida. Lembre-se que ter ótica para outros cenários não significam que você estará abdicando do seu negócio. É importante estar sempre antenado para conseguir superar a concorrência.