2em-space-c

A gestão para recuperar uma empresa

Nem todo negócio é um mar de rosas o tempo todo, é preciso ter muita inteligência emocional e estratégica para driblar os acasos que podem acontecer no universo empresarial. Por isso, uma boa gestão é fundamental.

Segundo um levantamento feito pelo Serasa, mais de 6,1 milhões de empresas não tiveram suas obrigações financeiras tão positivas em 2019. Isso revela que empresas passam por crises e sair do vermelho é um desafio.

Dessa forma, para recuperar uma empresa de uma situação difícil é necessário planejamento e estratégia. Portanto você vai conferir alguns passos caso o seu negócio esteja com a saúde financeira precisando de ajuda.

Planejamento financeiro

Pode parecer óbvio, mas é importante que caso você ainda não tenha colocado no papel os custos da sua empresa, agora é o momento.

A partir do planejamento você vai conseguir identificar a atual situação financeira e entender quais são os problemas que impedem o bom funcionamento, levando você a pensar na melhor estratégia que vai solucioná-lo.

Avalie o fluxo de caixa e veja para onde seu dinheiro está sendo destinado.

Opções a curto prazo

Entendendo os problemas e analisando a jornada do dinheiro da sua empresa, chega o momento que você vai precisar analisar as opções e tomar as melhores medidas cabíveis, como:


● Diversificar os produtos ou serviços;
● Cortar gastos;
● Expandir sua empresa para outros pontos;
● Diminuir o tamanho da empresa;

Sim, tenha consciência que o processo de recuperar a empresa pode exigir um investimento. Mas, é interessante que seja feita uma análise para ter uma projeção do quanto a empresa produz e quando poderá produzir de acordo com o capital.

Só assim você vai saber se vale a pena investir na recuperação da sua empresa ou não.

Reestruturação de dívidas

A falta de recursos é um problema que gera crises em boa parte das empresas. Portanto, tenha uma planilha e coloque por grau de importância todas as dívidas que precisam ser priorizadas (importância ou peso dos juros, por exemplo).
Salário e tributos aos funcionários precisa ser priorizado, mas também precisa determinar quais dívidas vão ser pagas agora e quais podem aguardar um tempo. Negocie os passivos e veja se é possível reduzir o quadro de funcionários.

Redução de custos

Tudo que puder ser cortado para recuperar a sua empresa, corte! É muito significativo e vai ajudar a sua empresa a resolver a curto prazo algumas despesas e resolver o fluxo de caixa.

Esteja aberto a novas possibilidades

Prever cenários e entender a atual situação é uma visão que todo empresário precisa ter no negócio. Para contornar uma crise é imprescindível estar aberto a novas possibilidades.

Como dito anteriormente, inovar em produtos e serviços pode ser uma solução ótima para contornar a crise e ajudar a recuperar a gestão da empresa.

Implemente uma estratégia de negócio, treine sua equipe, se capacite e comece a estudar novos públicos e mercados para estar sempre a frente e pronto para qualquer mudança. Assim você poderá aproveitá-las e explorar ao máximo as possibilidades do mundo dos negócios.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Inscreva-se e receba novidades em primeira mão!

Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas não recomendam os locais que frequentam. O motivo? Simples, a soma de fatores que distanciam um

Leia mais »