O mercado de luxo está se expandindo cada vez mais, principalmente nos países em desenvolvimento. Assim, para as empresas desse setor que querem se destacar é importante entender os fatores competitivos, pois são esses que vão sobressair em relação a outras empresas atuantes no mercado.
Compreender as estratégias é uma grande vantagem para o momento de tomada de decisão e um dos principais tópicos que sua marca precisa se atentar é quanto a linguagem e como a comunicação faz diferença em seu negócio. Afinal, a forma como nos comunicamos com um cliente do mercado de luxo pode valorizar ou inferiorizar seu produto ou serviço.
Marketing de luxo: como adotar na sua empresa
● Referências de luxo
● Criar uma necessidade
● Comunicar para o público em geral
Como criar um código de linguagem
Comunicar luxo vai além do que apenas saber quais as palavras mais adequadas, é compreender as formas, cores e textura. O luxo permite inspirar, despertar desejos e sensações indescritíveis por meio da experiência.
Desenvolver um relacionamento especial e exclusivo no mercado do luxo requer um atendimento personalizado em que o consumidor sinta-se valorizado e seja enaltecido em um estilo de vida que não está disponível para qualquer pessoa.
Assim, é preciso que a linguagem seja transmitida nesse modo de vida. A linguagem de luxo não faz uso das estratégias do marketing tradicional de apelação e gatilhos mentais, aqui é preciso saber usar as palavras certas que despertarão no seu público, o desejo.
Como definir o vocabulário da marca?
Palavras como elegante e deslumbrante são muito utilizadas no setor do luxo, assim como duradouro e atemporal. Além da escolha das palavras, a forma como as pronuncia fazem toda diferença no efeito em que a mensagem é transmitida para que cause a impressão certa.
Emoção e personalização tem um grande impacto na decisão do seu cliente, então procure criar uma relação apaixonada entre ele e seu produto. É preciso ter cuidado com alguns clichês como “exclusivo”, “diferenciado”, “feito a mão”, entre outros.
É necessário trazer algumas palavras e expressões que transmitem o seu storytelling, algo particular que sua marca representa e conectá-lo a algo especial e único.