2em-space-c

Plano de ação: vou te contar o segredo das grandes empresas

Independente se a empresa já está estabelecida no mercado ou se ela está nascendo
agora, a empresa não se sustenta sem um bom planejamento. As grandes empresas muitas
vezes permanecem num patamar alto justamente por usar o Plano de marketing como
ferramenta fundamental de seu negócio.
Grande parte das empresas que são criadas com um plano inicial mas que depois de um
período abandonam as ações do plano de marketing se torna insustentável, não enxerga
resultados e por fim, não cresce.
Então hoje vamos contar o segredo das grandes empresas: elas não apenas planejam, elas
AGEM. E é no plano de ação que a mágica se inicia.

Vantagens de se seguir um plano de ação:

1 – Investimento assertivo
2 – Reduz ações corretivas
3 – Identifica gargalos e previne problemas
4 – Estabelece prazos
5 – Conquista de objetivos

Diferença de estratégia e plano

O Plano de Ação se encontra dentro do escopo do Planejamento Estratégico. Enquanto a
estratégia busca responder às perguntas do “Por quê?” e do “O que”, o plano de ação
mostra o “Como”.
Sendo assim, a estratégia é realizada num pensamento de alto nível e o plano de ação
pensa de forma detalhada como será o passo a passo para que se alcance os objetivos
propostos.

Definir uma estratégia eficiente

Para viabilizar a estratégia é preciso seguir um escopo:
● Diagnóstico: verificar o contexto atual tanto da empresa como de mercado
(concorrência)
● Definição dos objetivos: aqui é o momento em que levanta quais as prioridades e
expectativas da empresa, importante se atentar ao público e a mensagem que
pretende passar.
● Plano de ação: desenvolver um planejamento que inclua departamento, canais,
orçamento, prazo, número de profissionais e recursos.
● Execução: é aqui que se implementa o plano de ação na prática.
● Avaliação: essa etapa é fundamental para analisar o cumprimento dos objetivos e a
correção de possíveis falhas e assim mensurar os resultados.

Como elaborar um plano de ação

1 – Onde você quer chegar? Liste seus objetivos
2 – Crie metas mensuráveis
3 – Liste tarefas a serem executadas
4 – Decida prazos para cada ação
5 – Delegue cada atividade/ação a um responsável
6 – Aloque um orçamento para cada ação
7 – Crie um visualboard do seu plano de ação
8 – Faça um acompanhamento dessas ações

Agora é com você!

Nota-se que não apenas o plano de ação é importante, mas todo o processo. Afinal, o
diagnóstico é imprescindível para visualizar com maior clareza os desafios e oportunidades
para definir as ações precisas e, ainda, a etapa de avaliação permite ver se o que foi
planejado está sendo executado de forma efetiva.
Por fim, como dito anteriormente, é no plano de ação que a mágica se inicia, mas é na
execução que ela acontece. Reflita: como está o planejamento do seu negócio?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Inscreva-se e receba novidades em primeira mão!

Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas não recomendam os locais que frequentam. O motivo? Simples, a soma de fatores que distanciam um

Leia mais »